09 setembro 2013

Psycho-Pass com nova temporada e filme?!!! HEART ATTACK!



Tem um tempinho que o anime Psycho-Pass terminou, mas como todos esperavam e até pelo sucesso, o anime terá uma segunda temporada e inclusive um filme! Ainda não se sabe a data de lançamento de ambos, mas já é um ganho e tanto para nós, otakus!

O trailer mostra várias cenas da primeira temporada de 2012 e acredito que não tenha problema relacionado a spoiler para quem nunca viu o anime (a menos que você seja muito bom em deduzir as coisas D:). Então aqui está pra quem deseja ver.






Hm… acho que não tem como eu deixar passar em branco, então vou falar um pouquinho de um dos meus animes favoritos (MDDS segunda temporada e filme, ganhei meu ano!) *---*

Falando um pouquinho da parte técnica, a produção do anime conta com a  "Production I.G", me corrijam se eu estiver errada, mas ela também participou nos animes Usagi Drop, Guilty Crown, Kuroko No Basket, Robotics;Notes e o mais recente e popular entre todos, Attack on Titan (Shingeki No Kyojin - vou me gabar pra sempre de descobrir quem era a titã fêmea sem ter lido o mangá YUPI).

(Assim que eu começarem a vender o manga de Usagi Drop e eu colocar as mãos em um, eu faço um post só sobre ele e aproveito pra citar o maravilhoso e kawaii Live Action ___ a chibi Rin e o Daisuke são tão fofos *-*).

A produção conta com Katsuyuki Motohiro como diretor chefe acompanhado por Gen Urobochi (criador do anime) e com Akira Amano (designer dos personagens - também participou de Katekyo Hitman Reborn ___ Kyaaaa!).

Ok, voltando ao que interessa (cof), vamos a um pequeno resumo do anime:

Psycho-Pass se passa num mundo bem utópico a meu ver. Quem nunca desejou uma sociedade com a melhor forma de julgamento e sem crimes ou mesmo que alguém dissesse qual a melhor decisão para se ter sucesso?

No anime, não há um mecanismo que lhe assegure direito ao contraditório ou uma defesa legal, ninguém é "inocente até que se prove o contrário". As pessoas são administradas pelo Sibila System que irá julgar seu estado mental e classificar aqueles que são potenciais criminosos dos demais através do psycho-pass (coeficiente criminal), então, se o seu psycho-pass é limpo, você é inocente, mas se ele for sujo, ferrou! Você é preso ou morto mesmo que nunca tenha feito nada de errado e seja a pessoa mais correta do mundo todo!

As chances de reabilitação mental são mínimas na minha opinião, mas como sempre há exceções à toda regra, é aí que entram os Justiceiros ou popularmente, os cães de guarda de Sibila.




Os Justiceiros são pessoas que tiveram seu psycho-pass ultrapassando o nível considerado limpo, mas que não chegou a ser tão alto a ponto da pessoa ser descartada da sociedade (morrer é claro). Essas pessoas participam de uma divisão especial do Departamento de Segurança Pública auxiliando os Inspetores ao apreender ou ao matar os que agora são os descartados da sociedade. Claro que usando de meios considerados legais e autorizados pelo Sibila System, as chamadas Dominators (armas com capacidade de processamento e distinção entre psycho-pass limpo e sujo programadas para eliminar se for preciso).







A trama começa em si com a entrada de Tsunemori Akane como Inspetora, mas ao contrário dos demais, para ela as pessoas podem mudar, nada é certo.








O anime mostra o lado mais sujo e repugnante da sociedade envolto em violência mexendo bastante com o âmbito psicológico de forma bem insana. Imaginem, ter um sistema te dizendo cada passo, cada decisão a ser tomada e assim excluindo a possibilidade de tentativa e erro que faz com que possamos aprender? Afinal, não é errando que aprendemos e crescemos?


E se te dissessem que você não tem talento para nada logo de cara e sem você nunca ter tentado? O que você faz agora? Se mata por que não é útil nem pra ser lixeiro?! Você passa a se sentir como um nada na sociedade e provavelmente só pensa "por que diabos eu nasci?!".

E no caso dos Justiceiros que são obrigados a servir à polícia, pois é isso ou ficar preso? Que mundo é esse?!
Não há como existir uma sociedade perfeita, porque os humanos não são perfeitos e então teremos Makishima Shougo como anti-herói intelectual, sangue-frio e calculista quebrando e mostrando cada ponto instável e frágil de um sistema que não é e nunca foi perfeito e fazendo de tudo para que as pessoas voltem ao seu estado de natureza, o que acredito ser o típico mundo "homem lobo do homem".

Mas seria o Makishima tão frio assim?

Uma frase dele que me lembro e que adorei foi "As pessoas não precisam mais umas das outras. Pode sempre se encontrar um substituto para qualquer talento". (Medonho, mas verdade, não? Até hoje em dia é assim de certa forma...)

Hmm… mas me diz ae, Kisu, se eles analisam o psicológico, como não prenderam/eliminaram o psicopata do Makishima?
Kisu: HI-MI-TSU (SE-GRE-DO) tehe

Vou deixar pra você descobrir assistindo, porque você não vai querer tirar os olhos da tela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário